Após finalmente receber o seu vinho em casa tendo já passado todo processo de seleção e compra, chegou a hora de o armazenar num local que garanta a manutenção de todas as suas características necessárias a uma experiência de degustação única e autêntica.
O vinho se for armazenado corretamente conseguirá manter a sua autenticidade durante longos meses ou até anos mesmo sem ter uma adega.
Posicionamento da Garrafa
Segundo estudos e pela preferência dos especialistas, a garrafa deve permanecer deitada para uma preservação mais eficaz. Esta opção possibilita que a rolha se mantenha húmida, evitando a oxidação da bebida. Um armazenamento na vertical poderá originar a que a rolha fique seca e o ar criado entre a bebida e a rolha pode estragar o vinho.
A garrafa de vinho necessita também de se manter fixa, sem oscilação ou movimentos desnecessários.
Só deverá retirar o vinho do local de armazenamento na hora de o consumir.
Iluminação
A garrafa de vinho deve ser mantida longe da luz solar, preferencialmente na escuridão absoluta! Caso utilize luz artificial, opte por cores frias.
Temperatura e Humidade
O vinho deve ser armazenado em locais frescos e secos. O ideal rondará os 12º e os 16º graus, com o mínimo de oscilação possível. Temperaturas demasiado frescas por longos períodos poderão também causar alteração no sabor, pelo que se aconselha moderação.
Temperaturas superiores a 25º poderão prejudicar irreversivelmente a bebida.
Ventilação
O local de armazenamento do vinho deverá ser ventilado, com circulação de ar entre as garrafas.
Ambientes muito fechados contribuem para a proliferação de fungos que podem danificar a rolha das garrafas e comprometer a qualidade do vinho.
Tempo de armazenamento
Já ouviu dizer que o vinho “quanto mais velho melhor”? Isso não passa de um mito! Há vinhos que de facto podem gozar dessa característica, mas isso não se aplica a todos!
O vinho como qualquer outro produto orgânico, tem um tempo de conservação e um prazo de validade específico!
Não se esqueça de se informar sobre o prazo de validade específico de cada vinho e do melhor tempo e ambiente de conservação!
Se respeitar estas 5 dicas, poderemos garantir que terá uma experiência autêntica ao degustar cada um dos vinhos DosPereiras, e qualquer outro produzido no mundo! Basta cuidar e apreciar!